24/09/2015

10 dicas para divulgar o seu trabalho na internet (e também fora dela)


Eu não sou a melhor pessoa pra lidar com o assunto, mas sei de alguns segredinhos que podem ajudar alguns de vocês que tem blog, canal ou, quem sabe, até loja online. 

De um tempo pra cá venho investindo bastante no Nuveline, seja com tempo, dinheiro, dedicação e, principalmente, divulgação. Todos sabem que o conteúdo e a rotina são coisas cruciais quando o assunto é blog/canal. Não adianta você se matar de divulgar o seu trabalho se nele não há trabalho de fato, entende? Por isso, antes de divulgar, crie. Crie muito! 

Ok, eu sei que isso é um pouco difícil porque nem todo dia podemos fazer posts ou vídeos novos. Isso acontece comigo frequentemente por N motivos, seja por falta de tempo, de ideias ou desmotivação. Mas já notei algumas vezes que é nas dificuldades que surgem a minha força de vontade pra vir aqui e dar as caras. 

Agora que você tem em mente que conteúdo é essencial, vamos para as dicas:

1. Grupos no Facebook
Nada melhor do que ter um público alvo (formado) e reunido, e você pode encontrar isso facilmente nos grupos do facebook. Eu faço parte de vários e é lá onde divulgo meus posts, tiro dúvidas, conheço blogs novos etc. Um dos que faço parte e que é mega movimentado é esse aqui.

2. FemmeList
Já falei do femmelist nesse post e to trazendo-o de volta ao blog porque ele é realmente incrível! Eu consigo de 100 à 400 cliques (e com retorno!) nos posts que anuncio lá. O número de views depende muito de onde o post vai ficar quando for publicado lá. Como é um aglomerado de blogs, alguns posts ficam "escondidos" no meio dos outros, por isso, minha dica é: use fotos marcantes e chamativas quando for divulgar lá pra que você não passe por despercebida. Super recomendo!

3. Promover página no Facebook
Essa dica é mais pra quem já tem certeza absoluta de que quer ter um blog famoso e duradouro. Eu sei que muita gente não gosta de gastar dinheiro com essas coisas mas, ao meu ver, todo o dinheiro que a gente investe num blog um dia tem um retorno.

4. Comente outros blogs/canais
Assim como você, os outros blogueiros amam receber comentários legais, por isso, comente muito em quantos blogs puder e principalmente nos que você mais gosta de acompanhar. Mas calma lá! Nada de criar spam, escrever comentários do tipo "oi, adoro seu blog, segue o meu?" ou não interagir de verdade com o post da outra pessoa. Você quer que te leiam e te respeitem, certo? Certo. Então faça o mesmo e espalhe bom exemplo por aí. O mesmo vale para os canais no youtube. 

5. Boca boca
Acredito que a melhor divulgação é à lá boca boca! Afinal, é isso que nós blogueiros fazemos quando resenhamos um produto, as pessoas ouvem da gente, compram e indicam para mais pessoas fora da internet. Então comente sobre o seu blog na sua escola, no trabalho, pros migos, em lojas, em Marte, na Lua... 

6. Tagueie as imagens usadas nos seus posts
Sempre que for fazer um post, tagueie suas imagens, por exemplo, ao invés de salvar como jsaisjdhis, salve suas imagens como "sapato-vermelho-seublog". Isso fará com que o seu post apareça com mais facilidade nas pesquisas do google, e isso te trará novas visitas e, quem sabe, novos seguidores! 

7. Participe de postagens coletivas
Eu nunca fiz parte de uma, mas é bem legal porque várias blogueiras se reúnem e decidem postar sobre um tema X, só que cada uma de sua forma e no fim todas se divulgam e assim os leitores vão se mesclando e você vai sendo reconhecida por mais pessoas. 

8. Entreviste outra blogueira/youtuber
É sempre bom apresentar coisas que você curte pros seus seguidores, e isso inclui pessoas! Não é porque existem outra galera fazendo o mesmo que você que você deve exclui-las do seu público. NÃO! Experimente convidar alguma outra blogueira pra responder uma entrevista, uma tag ou um look do dia juntas, quem sabe. E daí o público dela vai te conhecer e vice-versa. A união faz a força!

9. Tenha cartões de visita
Cartões de visita bonitos e bem elaborados te ajudarão muito quando for divulgar seu trabalho fora da internet, principalmente se você tiver um blog. Você pode distribuí-los em lojas, salões, eventos, pessoas que você conhecer na rua etc. Além de dar um ar mais profissional logo de cara, ajuda muito pra que as pessoas lembrem de você quando chegarem em casa e forem navegar na internet. Afinal, nem todo mundo tem a memória boa pra lembrar de nomes ou links. 

10. Seja o que você publica 
Não adianta você postar sobre um determinado assunto que você não domina. Compartilhe somente o que você é. Isso vale para fotos, textos, opiniões, dicas, estilo e por aí vai. Ninguém gosta de conversar com alguém que não manja do assunto (seja ele qual for), né? Então, do que adianta você querer ser legal na internet se fora dela você não é nada daquilo que pensavam? Pense nisso.

O post fica por aqui, mas se você tiver mais dicas pra compartilhar conta pra gente aí nos comentários! 

11 comentários:

  1. Adorei suas dicas, algumas já faço, como os grupos, cartões boca-a-boca, vou tentar as outras agora e vou segui-las com certeza!!!
    Bjks
    http://sempremais.blog.br

    ResponderExcluir
  2. amei as dicas e vou faze-las como novata na blogosfera considero muito bacana da parte de outras blogueiras essas dicas que facilitam um pouco a nossa vida :*

    http://tinafalando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Martina! Eu também procurava muito po dicas assim quando comecei a blogar. Beijo!

      Excluir
  3. adorei essas suas dicas pois com a quantidade de blogs que nascem todos os dias é difícil marcar e ser lembrado,estou mudando layout fazendo cartão de visita e domínio, além do conteúdo to me esforçando pra postar de seg á sexta.
    divulgo em grupos também,uma duvida que tinha era sobre promover a pagina no Facebook, seu post abriu minha mente para divulgar mais....
    adorei as dicas super útil para iniciantes e pra quem já tem um publico legal e quem conquistar novos horizontes na blogsfera......beijokass


    http://www.dicasdamylla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Tem lugar pra todo mundo, o problema é conseguir se destacar no meio de tantos outros blogs. Que bom que gostou! Beijo!

      Excluir
  4. Já vi muita gente falando sobre o FemmeList, mas até então não tentei, vendo suas dicas resolvi me cadastrar lá. Até porque a iniciativa de um apanhado de blogs femininos é ótima. :3

    www.allthingsblue.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas Dienifer! Já sigo várias delas e realmente dão super certo!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Bru! Fico muito feliz em saber que todas vocês curtiram esse post, farei mais! Beijões!

      Excluir
  6. Menina nunca tinha ouvido falar nesse FemmeList, vou pesquisar, obrigada pelas dicas!
    bjus
    www.grbla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por dar sua opinião!