22/08/2013

Kimono: você sabe como usar?

Como Usar: Kimono

Não, eu não tô ficando louca! E sim, você leu o título certo. A palavra kimono significa “coisa de se vestir” e é parte da vida e da cultura dos japoneses há mais de 2 mil anos. Na verdade, ele compõe várias peças que formam um conjunto típico, mas também é o sinônimo da peça principal que, no Japão, é chamada de kosode, e não kimono.

O atual significado da palavra de kimono tem origem no século XVI, quando navegantes ocidentais – principalmente portugueses, espanhóis e holandeses – chegaram ao arquipélago. Nos primeiros contatos com os japoneses, sem conhecerem os idiomas de uns e de outros, os ocidentais perguntavam com mímicas e gestos qual era o nome das roupas de seda que viam os japoneses usarem, e os japoneses respondiamkimono. Era como alguém perguntando a um japonês: “Como se chama sua roupa?” E o japonês respondia: “Roupa”. Foi assim que a palavra kimono tornou-se designação moderna do vestuário tradicional japonês. (Saiba mais sobre o assunto!)
Aprendizes de gueixa por volta dos anos 1940 e cena do filme “Memórias de uma Gueixa”

No início do século XX, o estilista Paul Poiret modificou alguns trajes para propor uma nova moda. Ele fez releituras de kimonos, além de importar os tecidos do Oriente – isso na década de 1910. E isso chamou a atenção das madames ricas da época, fazendo assim a fama do kimono por quer que usassem a peça. Outra aparição bastante importante da peça na moda ocidental foi nas décadas de 1960/1970 com os hippies (). Eles sempre buscavam inspirações exóticas para compor suas roupas, pegavam elementos da cultura indígena e da cultura oriental e interpretavam da sua maneira. Na minha opinião, os hippies contribuíram bastante para o mundo da moda.

Onde Comprar: a Zara, claro, possui alguns modelos lindos. E, para a nossa felicidade, a Farm também está com versões incríveis! E lembrando que o kimono é meio que um investimento, e não um gasto já que ele pode ser usado com quase tudo e em vários lugares!
Separei alguns looks que encontrei no Lookbook pra inspirar vocês, ó...

Kimono + Short

Kimono + Saia

Kimono + Calça

Eu já comecei as procuras atrás de algum kimono que eu curta, e vocês? 

5 comentários:

  1. Ótimo post!!!!!!!!!
    Adorei o blog , super original.
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Vi algo parecido no JustLia, excelente post otima soucer, eu tmb tinha uma visão diferente da palavra KIMONO lol :D
    Quase Meia Noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, eu estava pesquisando mais sobre a peça e acabei achando uma post sobre ele no JustLia!

      Excluir
  3. Amei as inspirações, principalmente porque eu sou descendente de Japonês e amo kimonos haha <3 BR

    ResponderExcluir
  4. Muuuito legal o post! Adorei! Não sabia que kimono era roupa em japonês :O
    E também não sabia que esse tipo de "casaco" chamava kimono haha

    BR

    ResponderExcluir

Obrigada por dar sua opinião!