27/02/2014

Você sabia que problemas emocionais podem se transformar em doenças?


Hoje eu estava lendo a edição de fevereiro da revista GALILEU, e achei uma matéria digna de  um compartilhamento. Ela dizia o seguinte... 

Em 1628, William Harvey, um anatomista inglês da época, observou que todo mal-estar sentido na mente era direcionado para o coração. Hoje se sabe que o inconsciente interpreta e responde ao que chega ao cérebro por meio das terminações nervosas do corpo. Exemplo: quando levamos um susto e automaticamente nosso corpo reage para que nos defendamos do perigo. Ou também quando sofremos bullying ou algum outro tipo de tortura psicológica, onde podemos desencadear uma depressão, que pode gerar outras doenças. E quando nosso(a) namorado(a) termina o namoro até então duradouro? Ficamos arrasados, né? Algumas pessoas, as "mais apaixonadas", até ficam com febre, com dores, se sentem péssimas e etc.

Mas voltando ao caso do susto, segundo a GALILEU: "O coração acelera os batimentos para redistribuir o sangue para os músculos correrem ou lutarem e para o cérebro processar com rapidez toda essa situação. É por isso também que, para oxigená-los, a respiração fica mais rápida. É o chamado estresse, que envolve o sistema nervoso, hormonal e imunológico", explica o presidente do Comitê Multidisciplinar  de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina, Arthur Zular. E quando ficamos sem a fonte estressora, o nosso corpo volta ao normal. Mas em caso de estresse permanente as coisas se complicam: os órgãos podem se esgotar, adoecer e o sistema imunológico tem sua ação inibida, facilitando o aparecimento de asma, alergias, gastrite, infecções e problemas cardíacos. 

Você aí já sabia disso? Comenta aí.

Um comentário:

Obrigada por dar sua opinião!