25/03/2014

E se o mundo acabasse hoje, você diria que foi feliz?


Darei início a este texto agradecendo à pessoa que me mandou essa pergunta há exatos vinte e três dias. Acho estranho que, eu, justo eu, que faço tantas pesquisas malucas à procura do significado de "feliz", tenha me esquecido de perguntar pra mim mesma se eu sou feliz. 

Afinal, o que é felicidade? É ser aprovado no final do ano em trigonometria? É ter alguém ao teu lado te chamando de amor? É passar no vestibular? É sair sem ter hora pra voltar? É ter o seu primeiro porre? É comprar aquele aparelho eletrônico que você tanto quis? É viajar o mundo? É ganhar um beijo inesperado de alguém especial? É ver seus pais orgulhosos por serem teus pais? É fazer caridade aos necessitados? É tirar a carteira de habilitação? É fazer compras com as amigas? É se apaixonar todos os dias pela mesma pessoa há tantos anos? É a chuva na segunda à noite? É conquistar um sonho? É amar em segredo ou gritar para o mundo inteiro? É o brigadeiro de panela? É ir à aquela festa tão esperada? É ter seu esforço reconhecido? É a famosa lasanha da tua mãe nos almoços de família? É o sexo pela primeira vez? É a nostalgia proporcionada por aquele desenho que você assistia quando criança? É perdoar e ser perdoado? É ouvir uma musica que defina a tua alma? É aquele filme que te fez refletir? É rir até a barriga doer? É a lagrima sorridente de um reencontro? É a emoção do primeiro show? É a família toda reunida no natal? É o abraço aconchegante? É você? Ou é o quê? 

Ninguém sabe. Ninguém nunca soube. 

Acho que está mais do que na hora de dar uma pausa em minhas pesquisas, talvez, a resposta pra tantas perguntas seja simples: a felicidade é questão de espírito, de momento, é tudo um ponto de vista. Talvez aquilo que os seus olhos captam em determinado minuto, não tenha o mesmo significado pra mim, não aqui dentro do peito. Compreende? Compreende. 

E é claro. Óbvio. Sem dúvidas, de que ninguém é feliz o tempo inteiro. A tristeza tá aí pra mesclar o pálido junto ao neon. O que seria do bem, se não houvesse o mal? Será que as tuas vitórias teriam o mesmo impacto se você não recebesse algum severo "Não" de vez ou outra?  Será que a vida, pra ti, teria o mesmo valor? Os dias ruis existem para nos ensinar a dar valor a tudo que há de bom. Por incrível que pareça, eles existem para contribuir com as nossas alegrias, creio eu, pelo menos. Sei que sou meio bipolar de vez em sempre. Vivo tendo umas depressões repentinas, mas aí paro, penso, e agradeço. Não sei exatamente à quem ou por o quê; só digo um "Muito obrigada!" e pronto. Sabe quando você vê que certa pessoa ou certa ação só te leva pra decadência? Só te regride? Eu não quero ter que retroceder pra finalmente ir pra frente. Então, se algo deu errado, tudo bem. Fazer o quê? Tudo, do zero! Uhum, simplesmente trabalhoso, bem assim mesmo. (Insira um sorriso cômico aqui).

Então, leitor, leitora, eu tenho certeza de que sou feliz. Afinal, do que eu tenho a reclamar? Ao meu ver, tenho tudo o que preciso: amor, carinho, amigos leais, bons livros, músicas legais, um namorado perfeito, minha família (ou pelo menos uma parte importante dela), meus animais de estimação que eu trato como filhos... Meu eu.

Tenho também uma coleção de boas histórias que se você me pedir pra contar, com certeza eu não vou lembrar. Já vi muita gente rir de si próprio, enquanto eu ria de mim. Já chorei de tantas cócegas que me fizeram. Já ri até o corpo inteiro doer - pausa, respira, inspira - e depois ri mais um bocadinho. Já tive uns porres pra lá de loucos. Já viajei do lado de uma nuvem linda. Já fingi me chamar Samantha pra ganhar mais uma fatia de bolo. Já derramei uma meia dúzia de lágrimas boas ouvindo uma música. Já provei do gostinho do perdão perdoando o, até então, aparentemente, imperdoável. Já abracei um livro após finaliza-lo. Já fiz o que não quis só pra ver alguém sorrir. Já disse um, dois, sete, cem "Eu te amo" sinceros. Já aprendi o certo fazendo o errado. Já elogiei quem eu gosto em momentos inusitados. Já gostei de gostar de me sentir assim, leve... Hoje, já não quero deixar essa sensação sumir. Jamais! 

E você, se o mundo acabasse hoje, diria que foi feliz?  

2 comentários:

  1. verdadeee, agt reclama de muito sem ver que tem tudo! arrazou

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo! Eu também posso dizer que sou feliz. Tenho saúde, um marido que me ama, meu melhor amigo de 4 patas chamado Billy, uma família linda... nossa!!! a lista é grande. Tenha uma ótima noite. Super Beijos
    www.garotanotamaxima.com

    ResponderExcluir

Obrigada por dar sua opinião!