20/05/2016

NÓS DESPERTAMOS E QUEREMOS DESPERTAR VOCÊ TAMBÉM

Uma breve conversa sobre o meu maior propósito na vida, feminismo e mudanças




Já fazia tempo que eu questionava os propósitos do blog e me perguntava o que me impedia de transformar esse meu espelho em algo maior. O que vou cotar agora é tão íntimo e especial que posso contar nos dedos de uma só mão o tanto de gente com quem compartilhei essa espécie de pressentimento. Bom, desde pequena sinto que devo mudar algo no mundo, ser reconhecida por muitos mas não por algo fútil e sim por uma causa. Acredito que todo mundo já deve ter sentido isso pelo menos uma vez na vida, então suponho que me entendem. Mas como fazer isso sem ser uma atriz famosa, uma cantora aclamada ou um ícone importante na política?

A causa

Eu leio sobre homens e mulheres que mudaram a sociedade para melhor e me pergunto, onde que posso me encaixar nisso? O que eu tenho de único e inédito que já não tenha sido abordado por outros durante todos esses anos de civilização? São perguntas difíceis que merecem muito tempo para serem digeridas. Eu mereci muito tempo para conhecer o pouco que sei de mim e de mundo que aprendi até agora. Refletir sobre sua vida e despertar para más atitudes de pessoas que você ama é assustador! Mas isso só aconteceu porque, certa vez, enquanto me aprofundava mais no fantástico mundo feminista, fui associando vários fatos da minha vida ao machismo e o quanto isso me prejudicou em diversos momentos. E foi nessa hora que descobri que sou feminista, sim! <3

O empoderamento 

Depois disso, assumo para quem quiser ouvir que eu não admito pai privando a filha de boas amizades porque ele tem "ciúme" dela, não aceito meninos jogando jogos que objetificam a mulher para seu entretenimento, não consigo me relacionar bem com mulheres que ensinam seus filhos a serem futuros maridos machistas incapazes de lavar uma louça etc. Um grande ETC.

Me arrependo horrores de não ter descoberto o feminismo enquanto ainda estava na barriga da minha mãe. Eu teria sido uma adolescente bem mais segura e resolvida com a vida se o feminismo tivesse sido abordado dentro de casa e/ou na escola. Ouvia algumas vezes as pessoas falares "Fulano é muito machista!" e mesmo sabendo o significado da palavra nunca tinha me passado pela cabeça procurar o antônimo da mesma. Me sinto tão idiota por isso, mas não posso me culpar, nunca tinha visto NINGUÉM tomar atitude e impor o feminismo com tanta garra como agora. As amigas da minha mãe falavam que mulher nenhuma pode abaixar a cabeça pra homem e aceitar desaforo, mas nunca tinha visto ou ouvido alguma história de alguma delas sobre cortar uma cantada na rua sem sentir medo, ou usar uma roupa que goste mesmo quando o pai ou o marido ordena não usar, ou até mesmo sair na rua a noite desacompanhada de uma imagem masculina. Isso não é empoderamento, não pra mim. Empoderamento é transformar em ações tudo o que você acredita. Não adianta falar que é contra o machismo sem lutar pelo fim dele.

A mudança 

Então acredito que essa possa ser a minha causa e depois de finalmente encontrá-la, quero disseminá-la ao meu redor e ajudar quem quiser ajuda. Por isso o blog mudou, porquê eu me encontrei. O Nuveline não mudou só na estética, mas também no conteúdo - o que, a meu ver, é o mais importante. Aqui poderemos debater sobre as artérias da cultura machista, abordar assuntos que talvez eu e você nunca pensamos que poderia ser tão ruim às mulheres e, claro, formarmos uma grande nuvem de empoderamento feminino. 


____________________________________________________________________________

Não esquece de me contar o que achou do novo layout e o que gostaria de ler por aqui, tá bom?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar sua opinião!