14/06/2016

EMPODERE UMA CRIANÇA

VOCÊ PODE MUDAR O FUTURO DA SOCIEDADE EM QUATRO SIMPLES PASSOS



Já parou pra pensar em como a vida de milhares de mulheres ao redor do mundo todo poderia ter sido melhor se elas e seus agressores tivessem sido apresentados ao feminismo desde pequenos? A televisão apresenta, em horário nobre, propagandas de cerveja onde há sempre uma mulher seminua sendo objetificada. A internet é repleta de piadas sexistas ridicularizando as mulheres, desde as mais "leves" até as mais absurdas. Nas escolas, menino que mal trata uma menina é inocentado por "gostar" dela. Nas festas, homens que levam um "não" como resposta, vão atrás do que querem independente da vontade da mulher. Nas empresas, mulher que recusa atender as vontades íntimas do patrão é demitida. No aniversário da(o) filha(o) os pais se ofendem pela criança ter recebido um brinquedo referente ao outro gênero, tipo um carrinho ou uma panelinha de fazer, sei lá, pipoca? Em casa, os pais ensinam suas filhas a cuidarem do lar pois "um dia terão suas casas", enquanto isso, o outro filho do casal fica no computador jogando simuladores de guerra, voo, violência... 

Isso é machismo, isso é a nossa sociedade. Como podemos mudar esse cenário? 


  • Quando vê-la praticando o machismo, mesmo que seja sem saber, mostre que ela está errada e o por quê.
Não tenha medo de corrigir só porquê é uma criança. O machismo que ela acha normal já machucou e matou milhares de mulheres desde os primórdios da humanidade, quando naquela época o assunto era camuflado com termos tais como: cultura do país e crença. Então mostre pra ela o motivo daquela piada não ter graça ou o porquê da atitude/pensamento que ela teve ser crime e o quanto isso prejudica outras pessoas ao redor do mundo todo.

  • Mostre para a criança que ela pode exercer a profissão que ela quiser quando crescer.
Encoraje-a, mostre o quanto é bom poder fazer as próprias escolhas. Ninguém deve se submeter a largar seus planos porque um grupo de pessoas não acha que ela tenha a mesma capacidade que o concorrente pertencente ao sexo masculino. 

  • Não rotule os serviços domésticos.
Não importa se você tem uma menina ou um menino ou um casal em casa, se for pedir ajuda nos serviços domésticos para algum, saiba que deverá pedir igualmente para todos! E nunca argumente pra sua filha que ela deve aprender a limpar uma casa porque um dia ela terá a dela. O seu filho por acaso não vai ter casa própria? Ele vai morar com os pais pra sempre? 

  • Ensine meninos a respeitar meninas
Lembro como se fosse ontem meus pais lotando minha cabeça de avisos de "como se cuidar" e posso confessar que muitas vezes esses cuidados obrigatórios não funcionavam já que quando um cara passava por mim e minha mãe na rua, a primeira coisa que ele fazia (antes de soltar um sussurro nojento dizendo algo imoral) era fuzilar a gente com aquele olhar horrível de predador. Então, pra ser BEM MAIS SIMPLES E EFICAZ, por quê não educar os meninos enquanto crianças a serem homens decentes? O que nos impede de abandonar a frase "mas ele é homem, ele pode (tudo)"?

_______________________________________________________________________________________________

Deixe aqui nos comentários outros tópicos de empoderamento que você acha importante e vamos todos juntos se ajudar! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar sua opinião!