05/03/2014

Wishlist: livros e mais livros — Parte 2

No finalzinho do ano passado fiz uma whislist com os nove livros que eu achava essencial ler naquele determinado passado. Não que eu não queira mais lê-los, longe disso! É que surgiram outros livros nas prateleiras que... É, pois é. E como eu sou só uma, não deu pra ler todos aos mesmo tempo (#bolada). Na verdade, daquela listinha eu só li um: Quem É Você Alasca?, do John Green. E posso falar? Ele se tornou um dos meus livros favoritos! Senão for "O Favorito", né. Por isso, tô repedindo a lista e acrescentando uns outros.  Para saber sobre a sinopse sobre os oito primeiros, clique aqui.

9. Minha Metade Silenciosa, de Andrew Smith.

Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto – com o agravante de se achar uma aberração –, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem. Um dia, porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas. 
10. Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá.
Quais são os dias mais importantes da sua vida? Brás de Oliva Domingos, é um milagroso filho de um mundialmente famoso escritor brasileiro, Brás passa os dias escrevendo obituários e as noites sonhando em se tornar um autor de sucesso  ele escreve o fim da história de outras pessoas enquanto a sua própria mal começou. Mas será que ele será capaz de perceber o dia que sua vida irá começar? Ela começa aos 21, quando ele conhece a garota dos seus sonhos? Ou as 11, quando dá seu primeiro beijo? É mais adiante na vida quando seu primeiro filho nasce? Ou antes, quando pode ter encontrado sua voz como escritor? Cada dia na vida de Brás é como a página de um livro, revelando as pessoas e coisas que o fizeram ser quem é. E, como em todas as grandes histórias, seu dia tem uma reviravolta que ele nunca antecipou… Em “Daytripper”, os autores contam uma história mágica, misteriosa e tocante sobre a vida – uma jornada lírica que usa os momentos silenciosos para fazer as grandes perguntas. 
11. Garota Exemplar, de Gillian Flynn.
O livro apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise."Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
12. Outros Escritos, de Clarice Lispector.
O livro reúne os textos de natureza diversa produzidos ao longo da trajetória literária de Clarice Lispector. Os escritos foram selecionados a fim de mostrar a escritora sob várias facetas - a jornalista, a mãe, a estudante de direito, a dramaturga, a conferencista, a colunista feminina e a ensaísta. Este livro apresenta também uma entrevista concedida por Clarice Lispector ao Museu da Imagem e do Som onde ela discorre sobre a sua vida e obra.
13. A Menina Superdotada, de Fabrício Carpinejar.
Cínthya era linda e inteligente. Nem seus pais poderiam explicar a fluência no inglês e seus conhecimentos em mecânica. Cínthya não se cansava de surpreender colegas, professora, amigos e familiares. E ela se achava uma garota como as outras. Um dia, porém, Cínthya percebeu que não era tão querida... Suas colegas torciam o nariz, a professora se incomodava. De repente entendeu: era discriminada por não errar. Cínthya começou a sofrer por ser diferente... Seu maior sonho: ser chamada para ir ao quadro-negro, receber aplausos pelo acerto, palavras de entusiasmo por estar aprendendo coisas novas. Saber tudo e não ter dificuldade de aprendizagem antes era um prazer. Agora, um castigo...
14. Monstros Invisíveis, de Chuck Palahniuk. 
Shannon é uma modelo que parece ter tudo na vida: beleza, fama, um namorado e uma amiga leal. Mas quando um inesperado acidente de viação a deixa desfigurada e incapaz de falar, ela deixa de ser o centro das atenções para passar a ser o monstro invisível, de cuja existência ninguém quer saber. Ninguém... a não ser Brandy Alexander, um transsexual a um passo de se tornar uma verdadeira mulher. Brandy oferece-lhe, então, a oportunidade de encontrar um novo destino, apagando o passado. Depois de sequestrarem Manus, o namorado de Shannon, as duas fazem-se à estrada numa viagem alucinante e desenfreada. Tudo para que Shannon se possa vingar de Evie, a sua ex-melhor amiga que não hesitou em seduzir Manus.
15. A Menina do Vale  Como o Empreendedorismo Pode Mudar Sua Vida, de Bel Pasce.
Bel sempre foi obcecada por conhecimento. Esse fato, aliado à dedicação e à iniciativa, a ajudou a abrir as portas para muitos dos seus sonhos. Quando se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia, em 2009, passou a se dedicar ao empreendedorismo. Desde então, sua energia está voltada para o mercado de startups, empresas jovens e inovadoras que buscam um modelo de negócio escalável e sustentável. Para ela, “ser empreendedor é colocar a mão na massa” e o foco está sempre voltado em aprender cada vez mais sobre como se constrói uma empresa. Bel valoriza cada projeto e aprende muito com eles, com cada equipe, com cada sócio. A humildade faz parte do seu método de trabalho, e é com ela que Bel compartilha todo o seu aprendizado e conhecimento com o objetivo de ajudar quem quer realizar o sonho do negócio próprio e acreditar no seu potencial. Neste livro, Bel conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita diversos casos de sucesso. São histórias cativantes, que mostram que tudo é possível quando há uma boa ideia e muita dedicação.
16. Os Diários de Carrie, de Candace Bushnell.
Antes de Nova Iorque. Antes da coluna sobre amor e sexo mais lida da Big Apple. Antes da entrada em cena de Samantha, Charlotte, Miranda e Mr. Big - sem esquecer os cup cakes e os cosmopolitans -, Carrie Bradshaw era uma garota de uma pequena cidade americana que desejava o melhor para si. Carrie estava preparada para a vida, mas primeiro teria de terminar com êxito o ensino médio. Até aqui, ela e os seus amigos eram inseparáveis, mas, depois do sedutor Sebastian Kydd e da traição de uma amiga, Carrie começa a questionar tudo o que tinha vivido até aquele momento. Decide partir para Nova Iorque e é aí que uma nova vida começa... O Diário de Carrie conta a história da descoberta de um talento para escrever de uma forma única sobre as relações entre amigos, família, rapazes e sobre si. Dos bancos de escola para a cidade de todos os sonhos e de todos os desejos, a saga da heroína de Sex And The City. Uma garota que sempre soube que um dia iria escrever um livro que mudaria o mundo. Uma personagem que se tornou um ícone de uma geração. 
17. Você Tem Sete Mensagens, de Lewis Stewart.
Luna é uma adolescente que perdeu sua mãe em um acidente há cerca de um ano, atropelada por um táxi nas ruas de Nova York. Ela, o pai e o irmão ainda estão vivendo a dor e tentando superar o luto. Quando Luna vai ao estúdio em que sua mãe trabalhava para recolher seus pertences, surpreende-se ao encontrar o celular dela com sete mensagens de voz não ouvidas. A jovem começa a ouvir as mensagens uma a uma. Depois de escutar a primeira, fica intrigada e decide investigar. Com a ajuda de seu vizinho Oliver - por quem sempre nutriu uma paixão secreta -, vai ouvindo as outras mensagens e descobre segredos chocantes e fatos inesperados, que permitem reconstruir um quebra-cabeça que mostrará algo que ela nunca sonhou existir. Seu coração, porém, experimenta um turbilhão de sentimentos. Pode a dor de uma perda tão importante conviver com o nascimento do primeiro amor? As descobertas sobre seu passado, que mudam o que ela sabia em relação a si mesma, devem ser um obstáculo para a intensa paixão que ela ousa sentir? 
18. Anne Frank  A História do Diário Que Comoveu o Mundo, de Francine Prose.
O diário que Anne Frank escreveu durante a Segunda Guerra, enquanto se escondia com a família da perseguição nazista, ficou mundialmente famoso e continua encantando gerações de leitores. Mas será que o texto foi a manifestação espontânea de uma adolescente vivendo uma situação especial?  A crítica e ensaísta Francine Prose defende que não: o diário é uma obra de arte, um texto literário pensado e planejado. Os originais comprovam que Anne escreveu pensando em seus futuros leitores, reescrevendo e editando inúmeras passagens. Ela se via como uma escritora – e era de fato talentosa, como se vê por sua habilidosa construção de diálogos e personagens, seu olho para os detalhes, seu domínio do ritmo da narrativa. Além de fazer uma análise literária da obra, Prose conta a trajetória de Anne e sua família, chamando a atenção para detalhes em geral ignorados. E reflete sobre as discussões e produtos gerados a partir do livro: o Museu Anne Frank, a peça de teatro e o filme realizados a partir do Diário, as teorias que negam a autenticidade da obra, além da adoção do livro em escolas e o uso feito por professores em sala de aula. Preciso e emocionante, essa obra de Prose nos reaproxima de um clássico que certamente tem lugar especial na emória de muitos leitores.
E você, já leu algum desses? Qual? 

Um comentário:

Obrigada por dar sua opinião!